terça-feira, 4 de outubro de 2022

O Brasil tem 32,32% de vacinados com uma ou duas doses

O Brasil tem 32,32% de vacinados com uma ou duas doses
O Brasil tem 32,32% de vacinados com uma ou duas doses

Em todo o Brasil, o total de pessoas vacinadas com uma ou duas doses é de 32,32%.

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados na noite desta quarta-feira,(8), são 68.944.846 pessoas. Todas as pessoas que toma a primeira dose, já saem do local com o cartão de vacinação sinalizado.

Em alguns estados, como Ceará e São Paulo, o cartão está sendo pedido para comprovar que a pessoa foi vacinada. Sem essa comprovação, a pessoa não tem acesso a alguns locais. No Distrito Federal, por exemplo, onde já foi permitido a presença de público nos estádios de futebol, a entrada só é autorizada mediante a apresentação do cartão de vacinação.

Em todo Maranhão ainda é baixo o número de pedidos de comprovação que a pessoa já está vacinada ao menos com a primeira dose, basicamente se encontra mais locais com esse tipo de solicitação aqui em São Luís repartições públicas, um dos locais é a assembleia legislativa. Para entrar tem que ter em mãos o comprovante de vacinação pelo menos da primeira dose, se não tiver não tem acesso, apenas servidores e parlamentares da casa.

O diretor da Casa Legislativa explica que a medida foi adotada para preservar a saúde de parlamentares e servidores.

” Foi adotado o método do controle da vacinação, da seguinte forma, cada diretoria da assembleia informa semanalmente quantos servidores já foram vacinados, com a comprovação da carteira de vacinação. Atualmente estamos bem satisfeitos com o indicie de vacinados com pelo menos a primeira dose, com o percentual em 90% dos servidores e 60% com as duas doses, ou seja , estamos trabalhando intensamente para que logo atinja a vacinação de ‘rebanho’, que corresponde a 70% de todos os servidores.” reinterou o diretor da Casa Legislativa Valney de Freitas.

As pessoas que foram vacinadas com uma dose ou imunizadas já com todas as doses necessárias precisam agora ter mais esse cuidado com o seu cartão de vacinação. Sendo assim mais um motivo para que as pessoas sigam as orientações das autoridades de saúde, como pontua a coordenadora de imunização de São Luís.

” A comprovação de vacinação é tão importante quanto um documento de identificação pessoal, a exemplo do RG e CPF, as pessoas precisam ter o mesmo cuidado com esse novo documento já obrigatório em alguns estabelecimentos, quando ocorre a perca desse cartão, as pessoas tem duas opções que são: baixar o aplicativo do ministério da saúde ou pode buscar um ponto de vacinação, munida do seu cpf e rg, de maneira que a equipe faça verificação no sistema e assim poder emitir a segunda via do cartão de vacinação. São Luís continua fazendo a segunda dose da vacina, e estamos com certa de 60% da população vacinada com a segunda dose, assim finalizando o seu processo de imunização.” concluiu a Charlene Luso – Coordenadora de Imunização de São Luís.

– Publicidade –

Outros destaques