terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Pimentas: conheça 3 vantagens que vão além do ardor na boca

Usada em várias receitas como molhos quentes, sopas, pratos de carne, alimentos grelhados ou até pura para garantir o sabor, a pimenta contém componentes que promovem e preservam a saúde.

Saborosa e picante, agrada os paladares mais ousados e pode favorecer o organismo de muitas formas. Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus, explica que pimentas variam de acordo com a origem e o poder de picância,
mas todas são ricas em capsaicina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a melhorar a digestão e aliviar a dor. “As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer”, revela a nutricionista.

Para conhecer mais sobre seus principais benefícios, listamos três vantagens no consumo desse alimento.

Confira:

Pimenta ajuda a emagrecer

É um condimento de baixa caloria (cerca de 40 a cada 100 g) e rica em vitaminas A e C. Por conter capsaicina, a taxa de digestão aumenta quando consumida, o que auxilia na redução de gorduras e na perda de peso.

Antioxidante

As pimentas que possuem o composto capsaicina, como a Jalapeño, previnem o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e crônicas. Os flavonoides presentes em alguns tipos ajudam na neutralização de radicais livres, que podem causar muitas formas de câncer, Mal de Alzheimer e Parkinson.

De uma forma geral, ela possui ação anti-inflamatória, além de ser anticoagulante e ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL), sendo, portanto, ótima para a saúde do coração.

Humor

Quem consome pimenta tem chances de ser mais feliz! Ela promove sensação de bem estar ao liberar noradrenalina e adrenalina, que além de tudo são capazes de diminuir o apetite. Esse efeito antidepressivo se dá pelo poder que esses compostos têm de deixar a pessoa mais alerta.

– Publicidade –

Outros destaques