sexta-feira, 26 de abril de 2024

Plano Diretor começa a ser discutido com a população nesta sexta-feira (1º)

Foto: Fábio Bala/TV Guará

É nesta sexta-feira (01) que começa o ciclo de debates em torno do novo Plano Diretor de São Luís. As audiências públicas têm o objetivo de discutir com sociedade e parlamentares as diretrizes que compõem o documento. A primeira audiência ocorrerá no Teatro Viriato Corrêa, no IFMA, no bairro do Monte Castelo, a partir das 19h.

A ideia é reunir as centenas de moradores de bairros situados nessa região da cidade, além de representantes de vários setores; membros do Conselho da Cidade e também representantes do Município.Os trabalhos serão coordenados por uma Mesa Diretora composta pelos vereadores que presidem as Comissões Temáticas responsáveis em analisar a proposta e organizar o fórum de discussão.

Após explanação acerca do projeto do novo Plano Diretor, todos os participantes terão direito de dar a sua opinião e fazer questionamentos. “O objetivo principal é estimular o debate, oferecer ao cidadão a oportunidade de fazer questionamentos, dirimir as dúvidas e contribuir com a proposta do Plano. O resultado destas audiências, com toda certeza, baseará o entendimento dos parlamentares no momento em que os mesmos, no Plenário, darão o seu voto relacionado ao projeto encaminhado pelo Executivo”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho.

No total, serão promovidas oito audiências públicas – sendo quatro na zona urbana e quatro na zona rural (nesta região, para oferecer comodidade e estimular a participação popular, a CMSL disponibilizará ônibus para fazer o transporte dos moradores, caso haja necessidade) – durante o mês de novembro.

A definição dos locais e datas ocorreu de forma democrática após reuniões entre Osmar Filho; os vereadores que presidem as Comissões Temáticas – quais sejam Pavão Filho (Constituição e Justiça), Umbelino Júnior (Mobilidade Urbana), Edson Gaguinho (Indústria e Comércio) e Estevão Aragão (Saúde e Meio Ambiente) – e membros do Conselho da Cidade e de entidades representativas da sociedade. Também participaram dos encontros outros parlamentares membros de Comissões, como Honorato Fernandes, Genival Alves e Marquinhos, por exemplo.

– Publicidade –

Outros destaques