sexta-feira, 3 de maio de 2024

Pluviômetros ajudam a definir ações preventivas durante a chuva

Foto: Joel Oliveira / TV Guará

Céu nublado e chuva quase que o dia inteiro. Essa têm sido a realidade da cidade e da região metropolitana de São Luís. Mas o volume de chuva em diferentes pontos da cidade não é o mesmo e o pluviômetro, aparelho utilizado para medir onde está chovendo, ajuda a calcular esse volume. O equipamento faz a medição por até 96h. Para ter ideia, o último acumulado do mês até o dia 20 de abril foi mais de 186 milímetros.

Para o enfrentamento de emergências em épocas de chuvas existem ações preventivas e de monitoramento e os pluviômetros ajudam a evitar possíveis desastres em áreas de riscos.

“Os pluviômetros são muito importantes pois eles definem até a quantidade de agentes que nós convocamos para ficarem de alerta durante esse período” explica Elitânia Barros, Superintendente de Defesa Civil Municipal.

Hoje existem 8 pluviômetros automáticos na cidade: Saviana, Calhau, Janaina, Eletronorte, Pedrinhas, Tirirical, Alemanha e Planalto Pingão. Se eles não estivessem instalados, segundo a Defesa Civil, não teria como evitar muitas catástrofes. Em 2013, foi instalado nas principais áreas de risco de São Luís, pluviômetros desenvolvidos pelo Centro de Meteorologia da UEMA com o reaproveitamento de garrafas pet de 10 litros. Mas hoje a medição oficial é feita apenas pelos automáticos.

Em Pedrinhas foi registrado o maior volume de chuva nos últimos meses e quando eles têm essa informação deslocam uma equipe maior para esses locais.

Para ligar em qualquer emergência, além do 153, o plantão 24h também atende pelo WhatsApp (98) 988225352.

*

 

– Publicidade –

Outros destaques