Programa interno de treinamento e desenvolvimento de pessoas para capacitação

Em tempos de alta competitividade e busca constante pela excelência, as empresas precisam contar cada vez mais com colaboradores altamente capacitados e motivados, e mais que isso, com foco na satisfação do cliente e nas melhores práticas operacionais. E nada melhor que formar a própria mão de obra, dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento interno para pessoas que já trabalham na empresa, para que possam se capacitar e serem promovidas, ocupando novos cargos cada vez mais altos.

Essa é a proposta do programa interno de treinamento e desenvolvimento de pessoas do Grupo Fribal, que conta com dois programas específicos de formação continuada na empresa: “Formando Líderes” que visa a formação em cargos gerenciais (subgerentes e gerentes) e “Formando Especialistas Açougueiros”, capacitação que reúne aulas teóricas e práticas, com temas que vão desde saúde ocupacional, segurança alimentar, matemática e português aos temas mais técnicos como tipos de cortes de carne. O objetivo é formar e promover colaboradores que entram na empresa como vendedores balconistas ao cargo de açougueiros, que na Fribal são denominados de “Especialistas”.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Gente do Grupo Fribal Andrea Pichineli de Oliveira da Mota duas turmas foram concluídas nesse primeiro semestre, resultando na promoção de 29 novos açougueiros e de 6 novos gerentes. Para o segundo semestre será iniciada uma nova turma da Escola Formando Líderes; dessa vez focando na formação de subgerentes. Serão dadas oportunidades de capacitação gratuita para colaboradores da empresa que atuam como açougueiros; auxiliares administrativos e operadores de caixa, com potencial para atuar como subgerentes após a formação. A seleção dos alunos se dá após uma análise interna, e quem for aprovado ingressa na Escola. Após o curso, caso aprovado, o /a colaborador/ra estará apto para a promoção.

Robson Wasley Aguiar Ribeiro tem 21 anos e trabalha na Fribal desde 2021, quando começou como balconista vendedor. Após participar da capacitação da Escola de Açougueiros, ele concluiu o curso e foi promovido. Desde o início de outubro passou a atuar como açougueiro na loja da Fribal no Maiobão. “Passei cerca de 3 meses na capacitação e aprendi muito com os coordenadores nas aulas. Crescer na empresa é motivador e quero construir uma carreira de sucesso. Vou me dedicar para continuar crescendo mais e mais, pois me sinto motivado ao saber que nossa empresa nos dá essas oportunidades” disse o mais novo “açougueiro especialista” do time Fribal.

Para Rayssa de Jesus Serra, que tem 28 anos e mora no Anjo da Guarda, crescer na empresa é algo bem real, e o que mais resume sua trajetória, desde que ingressou na Fribal há oito anos. Ela acabou de ser promovida a Gerente da Fribal na loja João Paulo I e não esconde o orgulho nessa jornada profissional exemplar. “Essa promoção representa o ápice do meu esforço e meu bom desempenho como profissional. E me sinto muito orgulhosa pelo caminho que percorri para chegar até aqui, porque mais que um emprego, esse foi o meu primeiro emprego. No qual comecei como balconista, depois açougueira, encarregada e agora gerente. Então o fato de ter começado como balconista e os laços que criei, seja no âmbito profissional ou que perpassam o pessoal, me fazem ter um verdadeiro sentimento de pertencimento a este ambiente. E por tudo isso, sou muito grata à Fribal por apostar no meu trabalho e me capacitar para ir mais longe” revelou a Gerente.

Rayssa lembra que a rotina de conciliar a jornada de trabalho com as aulas da Escola de Líderes foi desafiadora, mas valeu muito. “Minha experiência na Escola de Líderes, embora cansativa, foi também muito gratificante, pois pude aprimorar minhas habilidades de liderança, me tornando uma líder mais preparada para entregar o resultado necessário, como também para valorizar os bons profissionais que trabalham comigo. O curso durou 7 meses e o que mais gostei foram das aulas que tratavam sobre gestão de pessoas, pois pude aprender que um excelente resultado é composto não somente pela entrega dos objetivos operacionais, como também pela forma como tratamos os clientes e os nossos colaboradores. Acredito que esse pode ser o grande diferencial de um bom líder – a forma como lidamos com as pessoas a nossa volta” completou ela.

Apesar de jovem Rayssa se sente preparada para encarar os novos desafios da função gerencial. Ela destaca que irá liderar pessoas do sexo masculino, alguns bem mais velhos que ela. Mas graças à formação que recebeu, saberá como lidar com essas e outras questões, tendo como meta um ambiente de trabalho saudável. amistoso e produtivo: “É fundamental que um líder saiba liderar, entender e valorizar as pessoas a sua volta, pois esse comportamento humanizado pode mudar a vida dessas pessoas e consequentemente a da liderança e até dos clientes” revela a Gerente Rayssa Serra.

O Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira destaca a importância da valorização das pessoas na gestão da empresa. “Ao invés de buscar talentos de fora, priorizamos investir em nossos próprios colaboradores; reconhecendo o seu potencial, incentivando e patrocinando a sua capacitação técnica e motivando a ascenção profissional. Para nós, o time Fribal é feito de verdadeiros “especialistas”, que além do preparo operacional são também profissionais diferenciados por compartilharem dos mesmos valores e missão da empresa, que tem na excelência da experiência de cada cliente nosso maior objetivo”.

A iniciativa é um sucesso e traz muitos benefícios não apenas para os colaboradores, mas também para os clientes que podem contar com profissionais bem treinados e mais motivados, resultando em produtos de alta qualidade; maior segurança alimentar; agilidade e eficiência no atendimento, resultando em uma experiência de compra mais positiva e mais confiável.

– Publicidade –

Outros destaques