sexta-feira, 14 de maio de 2021

Projeto de ciclismo em São Luís reúne amigas em busca de saúde e bem estar

Projeto de ciclismo em São Luís reúne amigas em busca de saúde e bem estar

Amigas se reuniram para formar o projeto PPTAS PEDAL e incentivar outras pessoas também.
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Nesta quinta, dia 15 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Ciclismo, uma prática apaixonante e que vem conquistando cada vez mais o coração de quem ama praticar atividades físicas ao ar livre.

Em tempos de pandemia, manter-se ativo faz bem para o corpo e para a mente. A prática de exercícios físicos aumenta a produção de endorfina, o hormônio do prazer, essencial ao bem-estar. Ao ar livre, fazer exercícios estimula a produção de vitamina D. Tudo isso ajuda a reduzir o estresse e a aumentar a imunidade, a combinação perfeita para quem quer manter-se longe do temido Covid-19.

Mas deixar o sedentarismo de lado pode ser um desafio para quem não está acostumado a tirar alguns minutos do dia para se exercitar. Porém, a partir do momento em que o corpo se acostuma com a atividade física, ela se torna um prazer e uma necessidade. Com o ciclismo não é diferente e os benefícios desse esporte vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros.

E pensando nisso um grupo de amigas de São Luís resolveu montar durante a pandemia um projeto intitulado “PPTAS PEDAL”, que além de promover todos os benefícios da prática, trouxe a oportunidade de ‘reunir’ as idealizadoras de uma forma diferente e saudável.

“Nós começamos nesses tempos de pandemia como uma alternativa de sair de casa, mas sem contato direto, é uma maneira de fazer alguma atividade física pra manter o corpo e a mente sã.”

Por meio das redes sociais, a administradora Ana Lorena Marques, a publicitária Gilma Soares e a educadora física Bárbara Andrade compartilham suas aventuras com suas respectivas bicicletas e incentivam os seguidores.

“Começamos a postar nas redes sociais e muitas pessoas se interessaram e então resolvemos montar o grupo pra levar a outras pessoas esse prazer que é andar de bicicleta.” comentam.

Foto: Ana Lorena carregando sua bike durante um dos passeios.

Segundo Ana Lorena, ela viu na atividade uma forma de sair da limitação da pandemia.

“Eu sempre gostei de esportes, mas na pandemia fiquei muito limitada, por não poder sair. Mas vi na bicicleta uma maneira de atividade física e de transporte, inclusive hoje em dia vou pro trabalho com a minha bicicleta.”

Ana Gilma se apaixonou pelo esporte.

Para Gilma, mesmo fazendo parte de uma família apaixonada por esportes, nunca havia se apaixonado por alguma modalidade, até que por meio do incentivo da amiga Bárbara, também integrante do projeto, resolveu arriscar e se encantou.

“O ciclismo apareceu na minha vida por incentivo da Bárbara e influência da minha família, principalmente da minha mãe, ela é minha grande referência. Venho de uma família que adora esportes, mas nunca havia me encantado com algum, porém o ciclismo veio pra mudar a minha história e estilo de vida, hoje sou apaixonada pelo pedal pois me trás felicidade, me ajuda a ter uma nova percepção de tudo, mantém minha mente sã e me dá um estilo de vida saudável e isso é incrível.” afirma

O esporte sempre fez parte da vida de Bárbara.

Com a Bárbara o processo foi um pouco diferente, a atual ciclista tem a prática do esporte presente em toda a sua vida, um dos motivos pelo qual se tornou educadora física e abraçou o projeto junto das amigas.

“Sou uma pessoa ligada ao esporte, escolhi a educação física como profissão, e adoro jogar futebol, mas como forma de sair da zona de conforto, escolhi o pedal pra fazer parte da minha vida. E é muito bom ver esse amor em comum com outras companhias, mais uma ligação em nossa amizade. Quero fortalecer e mostrar cada vez mais para outros amigos o que o pedal proporciona.”

– Publicidade –

Outros destaques