sexta-feira, 3 de maio de 2024

Quantos navios você consegue contar no horizonte?

Foto: Marcos Leite/Tv Guará

Se você passou pela Avenida Litorânea em São Luís, nos últimos dias, se deparou com uma paisagem que tem se tornado comum no horizonte: um congestionamento de navios que estão com dificuldades de atracar nos portos maranhenses. A explicação tem relação com o grande volume de chuvas que tem caído na capital e que afeta diretamente o trabalho de carregamento dos navios que atracam no complexo portuário de São Luís.

Uma matéria completa sobre esse assunto, feita pelo repórter Jairon Martins e o cinegrafista Marcos Leite, produzida por Benaya Weverton, foi exibida nessa sexta-feira, 26, no Jornal da Guará. Reveja a matéria:

Em nota a Emap informou que a movimentação de cargas no Porto do Itaqui segue dentro da normalidade.

Já a empresa Vale informou que a operação de navios nos primeiros meses do ano, especificamente no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é impactada pelo período de chuvas mais intenso. Tradicionalmente, esta sazonalidade climática tende a arrefecer a partir do segundo trimestre, quando a operação da empresa segue seu fluxo normal de produção, transporte e embarque de minério de ferro.

A Alumar disse, também por meio de nota, que apesar das fortes chuvas, as atividades de carga e descarga do Porto da empresa permanecem normais. O planejamento marítimo trabalha otimizando a programação dos navios conforme as condições climáticas do momento.

– Publicidade –

Outros destaques