Algumas características são relevantes quando se fala da beleza masculina. Não pode ser explicada por um princípio único, como também não é incomum características não físicas refletirem a beleza, como, por exemplo, o apreço que temos por determinada pessoa. Comprovadamente, pessoas com autoestima elevada tendem a ser reconhecidas como belas.
A estética facial é resultado da combinação de vários fatores: padrão ósseo, posição e volume de tecidos, formato e cor dos dentes, simetria, entre outros.
As diferenças entre os rostos masculino e feminino tornam-se mais evidentes na puberdade. Nos homens a testosterona estimula o crescimento do ósseo, força muscular e surgimento dos pelos faciais, tendem a apresentar sobrancelhas mais espessas e lábios mais finos.
Os fatores genéticos determinam as características do sexo, assim como as características de raça, porém algumas pesquisas mostram que:
- testa ampla, tônus muscular mais marcado;
- ângulo da mandíbula marcado, queixo acentuado;
- nariz afirmativo, na verdade as inclinações de ângulos masculinos e femininos são diferentes;
Essas Características transmitem sensação de segurança, virilidade, autoconfiança e beleza.
Características do gênero são na maioria das vezes o que determina se um homem é atraente ou não.
Vale destacar que questões como saúde, geografia e meio social interferem na visão de beleza (veja aqui) e atratividade no aspecto masculino.
Mas, generalizando, os homens com rosto mais delicados têm menores chances de serem considerados atrativos para as mulheres, já que o sexo feminino foi geneticamente programado para se interessarem por tipos provedores, ou seja, quanto mais masculina a aparência, maior a afinidade com o instinto da mulher e maiores as chances de atração.
Não surpreende, o procedimento mais procurado pelo sexo masculino na maioria dos consultórios seja preenchimento mandibular e de mento (queixo).
Com o boom da Harmonização Orofacial é possível, sim, conseguir uma “cara de machão” em poucos instantes. Obviamente cada tratamento e procedimento deve ser indicado e planejado de forma individualizada de acordo com as características e proporções faciais de cada um.
Por Luiza Carvalho,
Cirurgiã-Dentista
Cro-ma 3129
Instagram: @luizacarvalho
e-mail: luiza_scarvalho@hotmail.com
whats app: 98-984058874