terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Projeto Geleitura oferece livros para a comunidade

O Projeto Geleitura consiste em oferecer à comunidade, que mora no entorno do IEMA de São José de Ribamar, uma geladeira literária que fica disponível na entrada do prédio, permitindo que um morador local possa pegar um livro, ler e devolver ou até mesmo trazer um outro livro, contribuindo assim para a troca de conhecimentos.


A Geladeira é personalizada com grafitagem pelos protagonistas e depois abastecida de livros, frutos de uma campanha intensa e constante de doação.


O professor Edney Figueiredo, avalia o sucesso do projeto a partir da diversidade de livros recebidos e doados e a variada faixa etária dos leitores: “Nós percebemos que o projeto deu certo no exato momento em que o público de todas as idades se aproxima do Geleitura e, com sede de conhecimento, começa a folhear os livros em busca da leitura ideal, e isso é uma realidade. Nosso único pedido é que o livro continue circulando”, explicou.


O projeto nasceu a partir de uma provocação do gestor Rodrigo do Norte, tomando como exemplo as “geladeiras literárias” que circulam pelo mundo. Daí surgiu o nome “Geleitura”. Os alunos protagonistas imprimiram sua identidade e personalizaram a geladeira literária com grafitagem e colocaram na frente da Unidade de Ensino, para que a comunidade venha e se aproprie da leitura.


O projeto já marcou presença na Feira do Livro de São Luís e é assíduo na Festa Literária de Itapecuru, onde o ex-aluno, hoje estudante de História da UFMA, mas que continua engajado com o projeto, Jeff Vaz lembra de um bom exemplo de como os livros circulam: “Tivemos a grata surpresa em receber uma jovem que, na edição retrasada da FLIM, pegou alguns livros e já ano passado voltou, devolveu-os e ainda fez a doação de outros. Essa é a ideia. “


Além dele, o aluno do 2o ano do Ensino Médio da Unidade de Ribamar, Kedesyklem explica: “O livro sai sem a obrigatoriedade de voltar, mas se voltar, que venha com um ou mais livros. Caso o livro não retorne, que não fique, porém, enfeitando uma estante qualquer; o livro precisa circular. O incentivo à leitura e replicabilidade do projeto são nossa maior motivação”.


Aos interessados em fazer doações de livros literários, é necessário entrar em contato, por meio dos perfis na rede social instagram: @geleitura, @prof.edfigueiredo, @edfigueiredooo, @marcushistorico.
Atualmente o Geleitura é um projeto sediado no IEMA SJR que fica localizado no bairro Mutirão, na estrada de Panaquatira e formado por alunos, ex-alunos e os professores Edney Figueiredo e Marcus Saldanha.

– Publicidade –

Outras publicações