sábado, 27 fevereiro, 2021
Início Entretenimento Viúva de Paulo Freire doa obra completa do educador ao acervo da...

Viúva de Paulo Freire doa obra completa do educador ao acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite

A obra completa de Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, notabilizado nos cinco continentes por ter desenvolvido um modelo educacional conhecido como Pedagogia da Libertação, está agora disponível para acesso público e gratuito na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). A novidade foi anunciada, nesta terça-feira (23), pelo governador Flávio Dino. Em mensagem nas redes sociais, Dino explicou que a coletânea é fruto de uma doação feita pela viúva de Paulo Freire, a também educadora Ana Maria Araújo Freire, conhecida como Nita Freire.

“A nossa Biblioteca Pública Benedito Leite recebeu em doação as obras completas de Paulo Freire. Obrigado a Nita Freire pelo presente”, agradeceu o governador.

Entre as publicações doadas estão clássicos como “Educação como prática da liberdade”, “Cartas a Guiné-Bissau”, “Pedagogia da autonomia” e o internacionalmente conhecido “Pedagogia do oprimido”.

Para a diretora da BPBL, a bibliotecária Aline Nascimento, a doação da obra completa de Freire foi a forma que Nina Freire encontrou de retribuir a homenagem que recebeu do Governo do Maranhão em 2019, quando o governador entregou à viúva de Paulo Freire a medalha do Mérito Timbira grau Grã-Cruz, condecoração máxima maranhense, em reconhecimento ao legado deixado pelo educador para a Pedagogia, Filosofia e Ciências Humanas.

“Nessa visita da Nita Freire ao Maranhão, ela visitou a Biblioteca Pública Benedito Leite. Conversamos bastante e desde então ela mantém uma relação com o Maranhão, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite. Ela queria que a BPBL, pelo tamanho e importância que tem, tivesse todas as obras de Paulo Freire”, detalha Aline Nascimento.

Também em postagem nas redes sociais, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, agradeceu a doação das obras completas de Paulo Freire.

“Gostaria de agradecer imensamente à Nita Freire, que presenteou a Biblioteca Pública Benedito Leite com a doação das obras de Paulo Freire. Nosso muito obrigado!”, disse Anderson Lindoso.

Um presente para o Maranhão

Ainda segundo a diretora Aline Nascimento, os livros doados por Nita Freire vieram acompanhados de um singelo bilhete contendo a seguinte mensagem: “um presente para o Maranhão”.

“Estando na BPBL todos os maranhenses vão poder ter acesso. É uma forma de agradecer a homenagem que o Governo do Estado fez para Paulo Freire, inserindo na maior biblioteca do Estado, a coleção completa de Paulo Freire, para que todos os maranhenses tenham acesso”, destaca Aline Nascimento.

A doação da pedagoga Nita Freire ao Maranhão acontece no ano em que o educador Paulo Freire comemoraria 100 anos de idade, se estivesse vivo.

“Em 2021 ele [Paulo Freire] faria 100 anos. A BPBL vai fazer uma homenagem a Paulo Freire pelo seu centenário e é lógico que a gente vai querer que todos leiam essa obra”, frisou a diretora Aline Nascimento.

Sobre Paulo Freire

Paulo Reglus Nunes Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco. Filho de uma família muito humilde vivenciou a situação de pobreza comum a milhões de brasileiros. Como educador foi responsável por uma Educação Libertadora, rompendo com os padrões de uma educação domesticadora, tendo influenciado o chamado movimento Pedagogia Crítica.

Defensor dos oprimidos, entre as décadas de 1950 e 1960, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos em áreas proletárias e subproletárias, urbanas e rurais, em Pernambuco. Foi perseguido e preso por duas vezes pela Ditadura Militar.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -