sexta-feira, 3 de maio de 2024

Praias de São Luís não possuem acessibilidade para deficientes

Foto: Reprodução / TV Guará

O acesso à praia deveria fácil para todos, mas na prática não é isso que acontece. Basta passar pela Praia do Caolho, por exemplo, para perceber que as calçadas não possuem sinalização poro táteis para pessoas com deficiência visual, o acesso ao mar não possui rampas, o que dificulta o direito a um simples mergulho até mesmo para pessoas com mobilidade reduzida.

As rampas utilizadas para atravessar as vias estão danificadas, quando não são interrompidas por calçadas com pedras soltas ou até pelo resto de asfalto endurecido…. E os problemas não param por aí. Os sinais de trânsito não possuem sinais sonoros para pessoas com deficiência. Rampas sem continuidade dificultam os cadeirantes, que atravessam o sinal mas não como descer pois a rampa não continua para a outra via.

“A gente sempre percebe essa falta de diálogo na efetivação das políticas públicas, e ai você acaba tendo determinadas decisões que elas não atendem à demanda real, a necessidade de quem de fato vivencia a experiência da deficiência na condição de diversidade. A gente continua tendo uma cadeira produtiva que também não prepara para atender com qualidade o indivíduo”, reclama Isabelle Passinho, Representante Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Isabelle também ressalta que todos precisam ser orientados corretamente para que possam de fato atender as demandas da pessoa com deficiência. “É muito importante que o poder público, no momento de efetivar essa política pública, busque os profissionais corretos, para que eles recebam a orientação necessária para atender os diversos tipos de deficiência e também as diversas dimensões de acessibilidade”

Projeto de Lei

Já tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei Praia Acessível Para Todos, de autoria do vereador Honorato Fernandes, que propõe a obrigatoriedade de implantação pelo Poder Executivo Municipal de estruturas de apoio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praias da capital maranhense.

“Propomos que esse tipo de acessibilidade às praias fosse algo mantido pelo poder público municipal, no caso a Prefeitura de São Luís, garantindo não só o acesso mas todo tipo de equipamento e tecnologia necessária para que pessoas com baixa mobilidade ou pessoas com deficiência, possam também ter o direito de frequentar as praias da cidade de São Luís tendo em vista que o direito de ir e vir tem que ser garantido a todos e a todas”, explica do vereador Honorato Fernandes.

*

 

– Publicidade –

Outros destaques