sábado, 10 de dezembro de 2022

São Luís é a primeira capital do país a iniciar vacinação da 5ª dose contra a Covid-19

São Luís é a primeira capital a aplicar a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início nesta quarta-feira (16), em todos os postos e unidades de saúde do Município, após anúncio feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais.

“A luta contra Covid não acabou, a partir desta quarta (16), já está liberada a 5ª dose para quem tem 18 anos ou mais e tomou a última dose de reforço há pelo menos seis meses. Não vamos baixar a guarda. As doses de reforço seguem em nossos pontos de vacinação.”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Desde a manhã da quarta, todas as unidades básicas de saúde do Município e o posto de vacinação montado no Shopping São Luís, no bairro Jaracaty, estão disponibilizando o imunizante. Com a iniciativa, a Prefeitura sai mais uma vez na frente das demais capitais brasileiras e reforça as políticas de imunização já reconhecidas no país, quando São Luís foi considerada como a ‘capital da vacina’ em um dos períodos mais críticos da pandemia. A campanha teve início imediato após aumento de casos em todo o país, anunciado pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, lembrou que as unidades básicas possuem todas as doses da vacina, inclusive para a população que ainda não tomou as doses anteriores. “São Luís é a primeira capital a liberar a quinta dose contra a Covid. A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente siga trabalhando para que as pessoas tomem suas vacinas, completando seu esquema vacinal. Por isso, tomamos essa decisão de disponibilizar todas as doses nas unidades básicas de saúde, e no Shopping São Luís, então, as doses estão disponíveis para todos que precisam tomar a quinta dose, bem como para os que ainda precisam tomar a segunda, terceira e assim por diante. Temos 58 unidades de saúde que estão com as vacinas disponíveis além do ponto que foi montado no São Luís Shopping”, explicou o titular da Semus.

Quem já aproveitou o posto de vacinação montado no São Luís Shopping foi a assistente social Rosália Jesus, de 62 anos, que tomou a 5ª dose e lembrou da importância de manter a imunização atualizada. “A vacina é essencial para que a gente tenha condições de combater a Covid-19. Eu aconselho todas as pessoas a aderirem essa vacinação, pois ela é de suma importância para nos manter protegidos”, disse dona Rosália.

A bibliotecária de 62 anos, Maria Remédios Araújo, também tomou a vacina no posto do Shopping e reforçou o cuidado que a população precisa ter para manter a imunização em dia e conter consequentemente o avanço do vírus. “A vacina contribui para preservar a nossa saúde e salvar vidas. É muito importante manter o esquema vacinal atualizado para evitar novas infecções, por isso todos deveriam procurar pela vacinação, pois só assim podemos impedir que a contaminação aumente”, disse dona Maria Remédios.

Público-alvo e documentação

Todos os postos de vacinação da capital oferecem vacinas contra a Covid-19 para todos os públicos, de crianças, adultos e idosos. Para ter direito à vacina, o cidadão precisa ir ao posto, portando documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. Crianças devem ir acompanhadas dos pais ou responsáveis.

A quinta dose está disponível para pessoas acima dos 18 anos e que já tenham tomado a 4ª dose ou segunda dose de reforço há pelo menos seis meses.

Capital Brasileira da Vacina

O trabalho e planejamento da campanha de vacinação foi iniciado antes mesmo de o prefeito Eduardo Braide assumir a Prefeitura de São Luís em 1º de janeiro de 2021. Logo após as eleições, o prefeito Eduardo Braide reuniu uma equipe de técnicos e especialistas para elaborar o plano estratégico de ações de combate à pandemia na capital, que incluiu, não só a vacinação como também a oferta de uma estrutura exclusiva na rede de saúde do Município para atendimento às pessoas com sintomas de leves a graves.

Por causa deste planejamento, São Luís alcançou recorde e se tornou referência em todo o Brasil, sendo reconhecida como a Capital Brasileira da Vacina. Ainda em agosto de 2021, apenas sete meses após o início da campanha, São Luís chegou à marca de 1 milhão de doses aplicadas, sendo a única capital brasileira que já havia vacinado, pelo menos com a primeira dose ou dose única, todas as faixas etárias da população em geral a partir dos 12 anos. Naquele mesmo mês, a capital maranhense atingiu 99, 2% de cobertura vacinal da população em geral a partir de 12 anos, tornando-se a única capital do país com tal feito naquele período. Agora, São Luís volta a ser destaque nacional, sendo a primeira Capital do país a iniciar a imunização da população com a quinta dose da vacina.

Pontos de Vacinação

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, funcionam as seguintes unidades:

C.S Pedrinhas 1

C.S Pedrinhas 2

C.S Tibiri

C.S Dr José Ribamar Frazão Corrêa

C.S Dr Antonio Guamaré

C.S Dra Valdeci Eleoteria

C.S Vila Bacanga

C.S Maria de Lourdes (Rio Grande)

C.S Vila Lobão

C.S Djalma Marques

C.S Genésio Ramos

C.S Amar

C.S Dr José Carlos Macieira

CS Clodomir Pinheiro

C.S Gapara

C.S São Raimundo

C.S Vila Embratel

C.S Vila Nova

C.S Yves Parga

C.S da Liberdade

C.S Itapera

C.S Maracanã

C.S Coqueiro

C.S Dr Paulo Ramos

C.S Thalles Ribeiro

C.S Santa Bárbara

C.S Janaína

C.S Cohab/Anil

C.S São Cristóvão

C.S Bezerra de Menezes

C.S São Francisco

C.S João Paulo

C.S Nazaré Neiva (São Raimundo)

C.S Turu

C.S Laura Vasconcelos (Estiva)

C.S Quebra-Pote

UBS Antonio Carlos Reis (Olímpica 1)

UBS Maria Ayrecila Novochadlo (Olímpica 2)

UBS Jailson Alves Viana (Olímpica 3)

UBS Vila Sarney

UBS Pirapora

UBS Dr Expedito Alves de Melo

UBS Santa Clara

UBS Santa Efigênia

UBS Cintra

UBS Alemanha

Posto de Saúde Ipase

Posto de Saúde Barreto

Posto de Saúde Coquilho

São Luís Shopping (Terça a sábado das 10h às 16h.Entrada B, Piso 1 – em frente ao antigo Kitaro)

– Publicidade –

Outros destaques